sábado, 20 de novembro de 2010

Último mês de Chi-chi-chi-le-le-le...

Sim, ontem caiu a nossa ficha: exatamente em um mês estaremos desembarcando novamente na nossa pátria amada, mãe gentil. Temos apenas mais trinta dias para aproveitar (loucamente) o país que tão bem nos acolheu nos últimos meses. E junto com o desespero para viver intensamente os próximos dias, já vai chegando a saudade...
Apenas três semanas após nossa chegada aqui, quando estávamos ainda nos habituando com o país e conhecendo novos amigos, uma das meninas intercambistas me disse: "Vai ser uma choradeira na hora de ir embora..." Desde aquele dia eu já venho me preparando para esse momento terrível. Eu nem tinha começado a viver as coisas que passei por aqui e esse medo já vinha me perseguindo. E agora, quanto menos dias faltam para o nosso regresso, maior é a minha tristeza.
Quando resolvi vir estudar no Chile eu nem imaginava o que poderia encontrar por aqui. Na verdade, até a véspera do meu embarque eu não tinha parado muito para pensar em como seria a minha "nova vida". Simplesmente saí do Aeroporto de Santiago e comecei a montar minha nova realidade do zero, sem ter que sobrepor qualquer imagem pré-concebida. E acredito hoje que assim foi mais fácil do que ter tentado prever qualquer coisa antes da hora.
As pessoas, os lugares, a comida, a língua! Tudo foi - e é - novidade para mim. Eu não podia pensar que faria tantas amizades aqui - muitas que pretendo cultivar para o resto da vida. O engraçado é que a maioria dos meus amigos eu fiz fora do Jornalismo (exceção para Basly y Toño). Conheci muita gente na moradia, por terceiros e nas aulas de vôlei.
A aprendizagem de viver fora do país é imensa. De fora você pode ver a sua vida como se estivesse do lado de fora de um aquário: os sentimentos ficam mais distantes, a visão de mundo se expande. Quando você está longe, aquilo que normalmente desejaria resolver na mesma hora pode ficar para a próxima semana, ou mês ou só para quando você retornar ao Brasil...
O planeta parece pequeno. Para quem nunca havia saído do Brasil como eu, descobrir que a apenas quatro horas de voo existe uma realidade totalmente diferente da nossa é uma loucura. No mundo de hoje, longe é realmente um lugar que não existe.
Bem, ao invés de ficar aqui na frente do computador divagando sobre meus últimos dias como "chilena", vou aproveitar meu precioso tempo aqui. Que mi último mes en Chile sea lo mejor de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário