domingo, 17 de outubro de 2010

Amigos chilenos

Tem uma coisa que não falamos até agora no blog, mas que acho importante escrever, até como uma forma de homenagem: sobre os nossos amigos chilenos. Sim, porque desde que chegamos em Santiago, muitas pessoas nos acolheram e nos ajudaram a nos ambientar e conhecer alguns detalhes do dia-a-dia chileno.  Entre eles, alguns nomes se destacaram, e acho interessante que vocês também saibam quem são eles:

-Domingo: certamente o nome mais importante da lista! O Domingo, grande amigo do nosso pai há mais de três décadas (eles se conheceram em um mochilão pela América Latina e desde então mantêm contato), é como se fosse o nosso ‘pai chileno’. Foi ele quem nos buscou no aeroporto no dia 10 de agosto, quando recém tínhamos pisado em terras chilenas, e até hoje nos liga diariamente para saber como estamos. Don Domingo (el mendocino) é uma pessoa ‘muy amable’, que não mede esforços para nos ajudar e nos explicar sobre os costumes e peculiaridades chilenas. Foi também com ele que viajamos ao sul do Chile (Valdivia, Puerto Montt e Chiloé), uma viagem inesquecível junto com seus filhos Francisca e Nacho.

-Nacho: filho do Domingo e, agora, nosso amigo também. Como dizem nossos pais, eu, Nay e Nacho iremos seguir a amizade que começou na geração deles, tornando possível uma boa relação entre Chile e Brasil. O Nacho mora em Valdivia, cidade ao sul de Chile, mas mesmo assim conversamos muito pela internet. Ele é muito bom com o português e já sabe usar ‘graus bons’, ‘graus maus’, ‘chocolate-quente’ e ‘coca-cola light’ como ninguém! Uma companhia agradável e muito divertida! (Kryzpo, te echo de menos!)

- Toño: Incrivelmente, foi o primeiro aluno de Jornalismo com o qual tivemos contato. E o que mais se aproximou de nós. Essa figura já nos ensinou muitas coisas sobre o Chile, como carretes (baladas), cervejas e peculiaridades do presidente chileno (sinônimos, sinônimos, sinônimos). Sempre disposto a passear conosco, nos apresentou lugares lindos da cidade, como o cerro Santa Lucía e a rua Manuel Montt, onde ficam ótimos bares. Certamente é o nosso guia turístico – e também fonte de informação sobre as paralisações que ocorrem no Jornalismo.

Diego Basly e Pablo: Sempre juntos, essa dupla é ótima para sair à noite e ter muitas conversas agradáveis. Companheiros de Miércoles Po, nos ajudam sempre que precisamos para escapar de ‘chicos locos’ (You’re from California, right?). Muito simpáticos, viraram com facilidade amigos de vários intercambistas brasileiros – eles já foram para o Brasil e até conheceram a cidade das laranjas em São Paulo (por quêee?). Sempre muito educados, são ótima companhia para ir a
qualquer lugar (precisamos ir a La Piojeraaaa!). Esperamos os dois em Floripa ano que vem!!!!

- Javier: O conhecemos nas aulas de vôlei, mas agora virou nosso companheiro de ‘tentativas’ de entrar em La Piojera, passeios pelo parque e de algumas cervejas. Talvez de todos seja o mais empolgado em aprender expressões brasileiras (já encheu uma folha com elas). Essa pessoa ‘fominha’ no vôlei é generosa em nos tirar dúvidas sobre o espanhol e ajudar a escapar de seus colegas loucos da engenharia nas festas na USACH.



Chicos, gracias por todo que ya hicieron por nosotras. La compañía de ustedes hace nuestra vida en Chile ser mucho más entretenida!!

Um comentário:

  1. Que lindas palabras! :) ustedes son muy agradables siempre, y se han sabido ganar todo el cariño que reciben. Espero sigamos saliendo en las noches a tomar y carretear juntos. Despues de ustedes nosotros somos la mejor dupla! Jeje beijos! Las queremos!
    Pablo y Diego

    ResponderExcluir