domingo, 12 de setembro de 2010

Atividades culturais nas Festas Pátrias – Bicentenário do Chile

Nesta próxima semana não teremos aula na USACH por causa da semana das festas pátrias. Este é um ano bastante especial para o Chile: próximo dia 18 comemora-se o Bicentenário da independência do país, e já estão todos em clima de festa. O Outro se mandou para uma viagem ao sul, e eu e Lary temos até quinta-feira (quando vamos visitar nosso amigo Nacho em Valdivia) para aproveitar em Santiago!
O final de semana foi de muita atividade cultural. Começamos o passeio por Plaza de Armas, onde pudemos sentar um pouco para ver o movimento do local que foi fundado como centro cívico do país no século XVI. Além das pombas, há vários artistas que dançam, cantam e fazem shows ao ar livre. A uma quadra de distância fica o Museu de Arte Pré-colombiana, onde se pode admirar várias estátuas e objetos dos povos que habitaram o continente antes da chegada dos europeus. A exposição é maravilhosa, não se vê o tempo passar lá dentro.
Não foi possível sair à noite este final de semana. Ontem (11) foi aniversário do golpe militar do Pinochet, e muitos chilenos nos recomendaram que não ficássemos fora da residência depois do final da tarde. Disseram-nos que na nossa região costuma haver corte de luz nesta data e brigas na rua. Não soube de nada, mas meu colega chileno Antonio disse que perto de sua casa, que está um pouco afastada do centro, houve problemas como estes... De qualquer modo, a noite do pessoal foi na cozinha do El Punto.
Após uma curta noite de sono, acordamos e fomos ver a cerimônia de troca da guarda no Palacio de la Moneda. Os militares fizeram uma apresentação de 40 minutos para um grupo de turistas (obviamente a maioria era de brasileiros) com direito a banda, cavalos, etc.
À tarde fomos ao Museu de la Memoria y Derechos Humanos, que fica na esquina de casa, ver uma exposição sobre o golpe militar e os anos da ditadura. A exposição é bastante forte e mostra o sofrimento de muitos que viveram 13 anos sob o comando do general Pinochet. Fotografias de mortos e desaparecidos, cartas escritas por crianças para seus pais presos, objetos e relatos de tortura dão o panorama do clima de repressão da época. O museu conta com mesas de vídeo e áudio interativas que podem ser utilizadas individualmente. O programa é bastante recomendável!
A semana de férias nem começou, e essas foram nossas atividades até então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário