quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Produtos baratos no Chile

Como comentado no último post, escrito pela Nayara ontem, o departamento de Periodismo da USACH está em ‘paro’ para apoiar a causa Mapuche. Segundo alguns alunos, é provável que o paro continue até pelo menos quinta-feira. Sem aulas e sem provas, o jeito é sair para fazer compras!
Ontem fizemos uma compra bem singela. Eu comprei uma blusa, a Ná, um sapato, e o Lenilson (mineiro que divide quarto com o Outro) comprou um tênis também. Meu objetivo hoje não é fofocar de nossas compras, mas, sim, alertar a todos que um dia pretendem vir para o Chile: venham de mala vazia, porque muita coisa é barata aqui.
A começar pela minha melhor – e mais barata – descoberta: os vinhos! O país das vinícolas Concha y Toro, Tarapacá, Cono sur, Viña Maipo, Terranoble e tantas outras não poderia me deixar mais feliz. Um ‘vinhozinho’ mais simples, tipo Exportação da Concha y Toro, você encontra nos mercados por aproximadamente R$4. Sim, QUATRO reais. Um casillero del Diablo, que em Floripa em pago R$30 – na promoção – , aqui eu acho por R$14. Isso sem dizer outras bebidas que são baratas aqui, como os destilados. O pisco, uma aguardente de uva típica daqui, também tem um preço agradável: por R$5 reais você compra uma garrafa em qualquer mercado.
Deixando o comentário ‘alcoólico’ de lado, outras coisas também são baratas aqui, como as roupas. Blusas, calças, casacos, sandálias, botas, sapatos, tudo é incrivelmente barato aqui. E as roupas de marca também. Um All Star, que no Brasil paguei (ou melhor, o Demian pagou, já que era meu aniversário) R$70, aqui eu achei por R$40. E o mesmo modelo! Um verdadeiro paraíso para as mulheres. Amanhã mesmo, se não tivermos aula, irei ‘renovar’ meu guarda-roupa.
Ah, mas só para não parecer que tudo é um mar de rosas, confessarei: a comida aqui é cara. Queijo mesmo, nem sei mais o que é! Fora as coisas que não existem no Chile, como farinha de mandioca, farofa pronta, Nescau e lingüiça fininha. Para achar um pedaço de bacon é um parto. Mas, para compensar, uma coisa que eu adoro é baratíssima aqui: cogumelos! Uma bandeja de champignones custa nem R$3!!!  Nem preciso dizer que vivo comendo cogumelos por aqui.
Bom, por enquanto é isso. Agora aguardaremos notícias da faculdade para saber quando as aulas recomeçam, e esperamos que ainda essa semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário