sábado, 8 de janeiro de 2011

Viagem a La Serena!

Apenas um dia depois de desembarcarmos em Santiago, eu, Lary e Diego Outro fomos de ônibus rumo a La Serena, uma praia na IV região chilena, ao norte. A viagem durou oito horas e logo após deixarmos nossas coisas no hostel Jofre (aliás, super-indicado para quem planejar ir para lá, nota 10) partimos diretamente para a praia. Há meses eu não via uma praia – para mim Viña e Valparaíso não tem muito clima de veraneio – e a emoção de pisar na areia e ver o mar tomou conta de mim! O litoral central tem cerca de 6km de extensão e é muito bonito. O que me surpreendeu foi ver os chilenos tomando banho de sol com roupa em pleno dezembro! Não preciso nem comentar a cara de estranhamento quando no dia seguinte me viram com roupa de praia deitada na areia... Em compensação, o que causou estranhamento aos brasileiros foram as placas de alerta de vias de evacuação para tsunamis... Na manhã do segundo dia fomos a Coquimbo, uma cidade próxima (20 min de ônibus) conhecer a famosa Cruz Del Tercer Milenio que fica sobre um morro. Dentro dela é possível subir de elevador até os seus braços e ver a cidade de cima! Descendo do monumento e indo em direção ao porto da cidade pagamos o equivalente a R$ 8 para fazer um passeio de barco e conhecer a Isla de los Lobos, uma pequena ilha totalmente povoada por lobos marinhos! O recorrido vale muito a pena! No porto há várias tendas e um mercado onde é possível comer bem. Entretanto, meu pai e minha irmã Luna estavam chegando a La Serena, o que impediu nosso almoço à beira mar. Após buscá-los, passeamos pela praia e tomamos cervejas em um bar sobre a areia. Devo destacar que algo me chamou muito a minha atenção neste intercâmbio foi o fato de chilenos tomarem cerveja quente. Bastam poucos minutos de refrigeração e já estão prontas para o consumo – e para espantar qualquer brasileiro bom de copo.

O dia seguinte foi marcado por um belo passeio pela região do Valle de Elqui, terra da Prêmio Nobel Gabriela Mistral e das fábricas de pisco , bebida típica chilena - ou não. Há cerca disputa com os peruanos sobre sua origem. Visitamos a produção de pisco Mistral ­ (nome em homenagem à escritora), um passeio muito interessante e com direito à degustação. O restaurante da fábrica é lindo, é possível beber um delicioso pisco sour e saborear as tradicionais empanadas de pino enquanto admira a bela paisagem do lugar. Pode-se chegar de ônibus em Pisco Elqui, uma viagem de uma hora e meia. De lá é possível voltar passando por pequenas cidades como Vicuña e Mont Grande, onde há museus da Gabriela Mistral, um deles guarda o Prêmio Nobel que ela ganhou em 1945.

Passamos apenas três dias na região de La Serena, mas foi o suficiente para conhecer vários lugares incríveis! Para os viajantes e mochileiros de plantão, fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário