quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Chile 10 X 0 Brasil

Sempre achei que os brasileiros eram um povo simpático com estrangeiros, acolhedores e muito preocupados. Minha convicção caiu por terra aqui no Chile. Para minha surpresa, perto dos chilenos, somos todos uns grossos mal-educados! Toda atenção e cuidado com que fui recebida me fez refletir sobre isso.
Em uma aventura mochileira nos anos 80, meu pai conheceu o chileno Domingo, com o qual mantém amizade até hoje. Domingo (Tio Domingo ou Dom Domingo, como gosta de brincar) nos buscou no aeroporto, passeou conosco todos os dias da primeira semana, nos apresentou sua família, mostrou toda Santiago, nos levou para passar o final de semana em Mendoza e liga todos os dias para saber como estamos e se temos algum problema na moradia ou universidade. Ontem mesmo nos trouxe um rádio e uma lanterna para caso precisemos em ocasião de um terremoto!
O comportamento chileno parece muito com o oriental. Eles podem não ser tão calorosos quanto nós brasileiros, mas são infinitamente mais carinhosos. E isso demonstram em pequenas ações que não fazem a menor questão que sejam notadas. Por mais que desgostem de alguma coisa, jamais o dirão. Por este motivo, a nossa sinceridade extrema pode feri-los. Um exemplo: quando Domingo nos convidou para jantar no Pizza Hut, meu pai (que nos acompanhou aqui nos primeiros dias) declarou – bastante efusivamente - que não gostava do lugar. A resposta foi: “Mas Dema, eu já comi coisas no Brasil que não gostei e nunca reclamei de nada.” Pode parecer algo simples, mas eu acho que é bem mais profundo para eles. Chego a sentir vergonha...
Seu filho Nacho, de 21 anos e que já nos conhecia de algumas visitas ao Brasil, também me surpreendeu por ser muito educado e atencioso. Bastou a Lary soltar em voz baixa um “Ai, que fome...” para que ele desaparecesse da nossa frente. “Eu não acredito que ele foi atrás de comida”, dissemos uma para a outra. E era verdade.
Isso foi certamente o que mais me chamou atenção nesta primeira semana de intercâmbio. Acho que além de espanhol e de jornalismo, temos muito mais coisas para aprender por aqui.

Nayara D'Alama

Nenhum comentário:

Postar um comentário