sábado, 28 de agosto de 2010

Conservador, pero no mucho

Jovens se pegando forte no jardim e proibição de cerva “em via pública” mostram uma Santiago que não sabe se vai ou se fica

Foto: weru2k/Creative Commons

A primeira recomendação que a funcionária da USACH Andréa dá aos estrangeiros é triste, porém real: “Não bebam na rua, vocês podem ser presos”. Quem dá a dica é alguém que já fez intercâmbio para o Brasil - “fui seis meses para Floripa e não queria mais voltar!” - e conheceu o hábito verde-amarelo de reunir os amigos na rua para uma breja. “Mas que país conservador!”, bradam alguns brasileiros ao saber da lei local. Esse é só o início, meu amigo: no Chile, hábitos mais pudicos convivem com (pequenos) rompantes de rebeldia e revelações noturnas.

Beber en las calles chilenas é uma das regras que podem assustar os novatos. Um dos residentes da Residencia Universitária El Punto teve que aprender isso na marra: dia de sol, piscina, nada mais natural que ir até a venda da esquina sem camisa comprar uma cervejinha. Os carabineros (policiais chilenos) abordaram o jovem e pediram pra colocar uma camisa e jogar a latinha no lixo. “Eles vêem que você é brasileiro e já explicam: ‘no teu país pode, aqui é diferente...’, sabe?”. Mesmo com a vigia policial, mostrar os mamilos em praça pública assusta um pouco o povo. “Uma vez sai sem camisa na rua e o povo ficava me olhando estranho - ‘o que esse cara tá fazendo, porra?’”.

Jardim da USACH: ninho de amor dos pombinhos chilenos

Conservadorismo ou forma de manter a ordem, pra quem acha que é viagem minha dou a palavra à Isabel Allende. Em seu livro Meu Pais Inventado, a chileníssima dedica um capítulo inteiro ao conservadorismo do povo de las Cordilleras. A camisa e a bebida não chegam a ser assustadores, mas algumas implicâncias podem te deixar perplexo. Um exemplo recente foi a retirada do livro Enciclopédia integral del sexo dos colégios chilenos, sob a alegação que “tocava o tema da sexualidade de maneira inadequada”.

Se a sexualidade é retirada das escolas, a Universidad é um bom lugar pra ela... aflorar. Em todas as minhas caminhadas pela USACH, é raro não encontrar um casal na grama dando uns bons amassos. Mas são bons MESMO, de assustar qualquer brasileirinho do interior de Santa Catarina. Além de ser um local propício para (supostas) liberdades de pensamentos, a Universidade é um bom lugar para liberar-se. Pelo menos por lá, durante as noites, os estudantes bebem nos gramados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário