terça-feira, 24 de agosto de 2010

Patinação no gelo

No sábado passado (21) Santiago amanheceu com o céu azul (o que não é novidade por aqui, o difícil é cair uma chuva). Eu e a Nayara acordamos às 12h10 com o Outro batendo na porta de nosso quarto. Como ele não havia ido à festa cubana que nós duas e mais algumas pessoas de El Punto fomos na sexta à noite, estava com disposição para passear pela cidade. Com um dia bonito lá fora seria desperdício ficar em casa, então decidimos levantar.
Na mesa do café encontramos com outros estudantes e começamos a decidir o que faríamos de nossa tarde de sábado. O Domingo, nosso amigo chileno, nos ligou para recomendar um passeio em Los Dominicos, onde teria uma feira, mas alguém sugeriu uma patinação no gelo no Mall Parque Arauco, um shopping gigante localizado em Las Condes, o bairro rico da cidade. Como bons brasileiros que nunca viram neve antes, patinar no gelo pareceu uma opção mais tentadora.
A Nayara, cansada de tanto bailar salsa, ficou em casa descansando. Eu e o Outro nos juntamos a mais alguns brasileiros e três argentinas para mais uma aventura pela cidade. Após um metrô e um ônibus chegamos ao nosso destino.
A pista de patinação fica dentro no mall - como chamam os shoppings aqui, e a pronuncia é como ‘mól’, enfatizando o ‘L’ no céu da boca. Nos cobraram 3.150 pesos (pouco mais de 12 reais) por uma hora de patinação. Com os patins – bem apertados - nos pés, era hora de se equilibrar e entrar na pista.
Juro que achei que seria mais difícil, mas é como andar de roller (lembra da época que esses patins viraram febre no Brasil?). Como eu andava muito de roller quando pequena, foi mais uma forma de apenas ‘relembrar’ como se patina. Já para o Outro, foi uma verdadeira aula de iniciantes. “Eu era uma criança nerd, jogava videogame enquanto vocês patinavam”, alega. Dos 60 minutos que tínhamos direito a ficar na pista, uns 40 ele ficou encostado na barra, tentando andar apoiado nela e tendo que desviar das criancinhas que faziam o mesmo, hahaha.
Os demais conseguiram andar com um pouco mais de coordenação – desconfio que todos tiveram rollers quando pequenos. O Fernando, um mineiro que também veio de intercâmbio, até arriscou dar uns pulinhos no gelo. Já a Mili, uma das argentinas, desafiava todo mundo com corridas pela pista.
A patinação foi muito divertida, e nos últimos 10 minutos o Outro resolveu tentar passear pelo centro da pista. Demos umas três voltas e logo tivemos que sair porque nosso tempo acabou.
Adorei a experiência e recomendou a todos. Mas fica a dica: quem puder, treine com roller antes.

Um comentário: