sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vida de universitário, afinal

Desde que passei em Jornalismo na UFSC e tive que me mudar de Joinville para Floripa minha forma de viver mudou muito. Aprender a se virar sozinha, fazer comida e estar na universidade nos faz crescer de várias formas, mas mesmo assim, tenho a impressão que “vida de universitário” mesmo terei aqui no Chile. Explico.
Em Floripa vivia em um apartamento com mais três meninas (entre elas a Nayara) que dava de chamar de “casa”. Aqui no Chile é uma república de verdade, com mais de 50 pessoas que dividem cozinha, banheiro e até box de banho. Em Floripa eu sempre cozinhava em casa e só fui uma vez no restaurante universitário (RU). Aqui no Chile estou almoçando no “casino”, como chamam o RU daqui, em vários dias da semana. Em Floripa não faço muitas coisas (para não dizer nada) com o pessoal do curso – salvo alguns colegas –, e aqui vivo com outros estudantes para cima e para baixo. Até porque longe dos namorados só nos sobra a companhia dos colegas de curso e de moradia, hehehe.
A nossa moradia, chamada El Punto, está sendo um bom lugar para morar. Eu e Ná temos boa calefação no quarto - o que é meio raro por aqui – e sempre tem pessoas com quem conversar. Também, com mais de 20 brasileiros na casa o que não falta é agito. Os brasileiros são a maioria aqui, seguido das argentinas (cinco meninas), alguns europeus (maioria alemães e espanhóis) e um coreano, além de uns quatro chilenos.
As aulas na Universidad de Santiago de Chile (USACH) começaram essa semana. Eu, Nayara e Diego tivemos ontem aulas de periodismo (como se chama jornalismo em castellano) e parece que serão boas. As de ontem foram de “Historia de La cultura” e “Analisis político contemporáneo”. O professor de Analisis fala demais, mas parece entender muito bem de política, o que nos agradou. Estamos tentando assistir uma aula de “Periodismo interpretativo” que começa às 8h da manhã, mas as duas aulas dessa semana foram canceladas sem aviso prévio. Acordar tão cedo para nada já está demais, acho que vamos cancelar a matrícula.
Bom, como não tivemos aula vamos aproveitar esse dia de sol para passearmos um pouco mais pela cidade. Nas noites de sexta tem festas no campus da USACH, talvez iremos hoje para ver como é – se melhores, piores ou iguais as da UFSC.
¡Saludos!

Um comentário: